Parede acústica e principais vantagens desta solução acústica

A parede acústica é uma das soluções de isolamento acústico que se destaca entre as mais robustas quando se trata de cancelar ou absorver a transmissão de ondas sonoras pelas estruturas das edificações, tanto aplicada a uma nova construção como em uma superfície já existente.
Planejada para combater o ruído indesejável, a parede acústica pode ser constituída por diversos materiais e possui elementos acústicos absorventes. Existem muitos usos para a parede acústica, dependendo dos requisitos da sua aplicação, sendo que seus vários benefícios acústicos acabam por melhorar a qualidade de vida.
Por que instalar paredes acústicas?
Tratamento ou isolamento acústico para paredes pode parecer um recurso solicitado apenas por locais como estúdios de gravação. No entanto, isso abrange muito mais. O mundo da construção está se desenvolvendo cada vez mais, assim como outras questões que envolvem o ser humano. Este último requer muito mais conforto acústico para o seu dia a dia e um deles é evitar ruídos irritantes ao realizar tarefas ou simplesmente descansar. Outro local que comumente recebe tratamentos acústicos são os hospitais, onde é contratado o tratamento acústico para hospitais.
Neste quesito, isolamento acústico para paredes traz consigo muitas vantagens, como a criação de espaços privados e um ambiente interno tranquilo, além de aumentar o valor de um edifício. Veja algumas delas:
– Paredes acústicas com materiais de qualidade, instalados corretamente por profissionais, podem limitar bastante a transferência de ruído – tanto do ambiente externo, entre propriedades, como dentro de um mesmo ambiente.
– Adicionar isolamento em paredes acústicas para ajudar a reduzir o ruído levará a um ambiente mais confortável, com saúde e qualidade de vida. Demonstrou-se que o ruído contribui para a depressão e a ansiedade, causa problemas auditivos, distúrbios do sono e até contribui para a hipertensão e outras doenças.
– Isolamento acústico para paredes torna edifícios mais saudáveis para empresa e trabalhadores. Reduzir o impacto do ruído interno ou externo de um escritório, por exemplo, pode melhorar a produtividade e a saúde dos funcionários. O mesmo se aplica a outros setores que exigem controle e redução de ruídos.
Mas antes de continuar apontando vantagens do isolamento acústico para parede, é importante entender como os ruídos atravessam essas estruturas.
As ondas sonoras viajam pelo ar e, na verdade, são uma forma de energia possível de ser sentida como vibrações. Quando esses sons entram em contato com uma parede, eles causam vibrações diminutas na superfície. Se a parede não for completamente à prova de som, essas vibrações passarão para o outro lado e retornarão ao ar.
A transição do som através de uma estrutura sólida, como uma parede, distorce ligeiramente as ondas, resultando em um som abafado. Em paredes que não receberam tratamento acústico ou isolamento acústico, o espaço interno pode ecoar o som, o que amplifica o ruído. Portanto, a instalação de isolamento para parede é crucial.
Vantagens da instalação de parede acústica para isolamento acústico
– Parede acústica reduz o ruído externo.
Dependendo da área de um edifício ou estabelecimento, os ruídos externos podem ser diferentes. As propriedades físicas que as paredes acústicas possuem permitem isolar completamente o ruído das grandes cidades e assim poder desfrutar da tranquilidade do ambiente. Isso é muito útil para lugares onde o silêncio é realmente necessário, como estúdios de gravação de áudio, bibliotecas, escolas, hospitais, hotéis, escritórios, salas de reuniões ou mesmo um espaço doméstico.
– Paredes acústicas bloqueiam ruídos internos.
– As paredes acústicas são capazes de impedir a entrada de ruídos externos, mas elas também são úteis quando o ruído originado no interior é irritante para quem está de fora ou para os vizinhos. Isso pode ser muito funcional em locais onde o bloqueio acústico é fundamental, como auditórios, teatros e casas de shows.
– Fim dos tempos de reverberação com o isolamento acústico para paredes.
O eco pode ser melhorado com a instalação de isolamento acústico para paredes, pois elas passam a funcionar como verdadeiras fortalezas contra a ameaça do ruído. Se um som indesejável já incomoda, seu eco pode ser ainda pior, considerando que existem paredes mais ocas que outras, e que fazem o som saltar mais.
Por que a parede acústica é a melhor solução de correção do som?
Para muitos profissionais, a acústica de um lugar pode ser muito importante. É por isso que existem casos em que as paredes acústicas internas são essenciais. Nos estúdios de gravação de conteúdos de audiovisual em geral, por exemplo, o revestimento acústico é imprescindível não apenas para bloquear os ruídos que podem incomodar vizinhos, mas também para correção acústica, deixando o som mais limpo e natural, evitando frequências exageradas ou ecos entre as superfícies refletivas.
Da mesma forma, os revestimentos usados no isolamento em paredes acústicas podem ajudar a manter as conversas entre as pessoas sem grandes problemas de áudio, reduzindo ao máximo o eco. Nas salas de aula, por exemplo, esse recurso é importante para que os alunos possam ouvir os professores sem problemas.
Isolamento em paredes acústicas traz benefícios muito além do bloqueio de ruídos
– Instalar parede acústica em casas ou apartamentos é uma solução indispensável para uma vida moderna enriquecida, pois proporciona maior privacidade e liberdade aos seus moradores.
– A parede acústica pode tornar um edifício mais verde, uma vez que o isolamento acústico para paredes tem efeitos de manutenção de temperatura e de economia de energia, reduzindo a dependência de refrigeração ou aquecimento artificial. O aquecimento ou resfriamento mais eficiente leva também a uma economia financeira, além da redução da pegada de carbono como um bônus adicional.
– O isolamento ou tratamento acústico para paredes com material de qualidade pode oferecer melhor controle de umidade, evitando mofo e bolor. É aconselhável escolher um isolamento que tenha propriedades não higroscópicas, o que significa que não absorverá facilmente a umidade da atmosfera e não apodrecerá ou estimulará o crescimento de fungos ou bactérias.
– Alguns tipos de revestimento acústico para paredes também têm propriedades não inflamáveis – são considerados “à prova de fogo” porque ajudam a reduzir a propagação do fogo. Portanto, é possível aumentar a segurança de um edifício instalando isolamento acústico à prova de fogo em paredes internas.
– Materiais de isolamento em paredes acústicas podem complementar a estética de um ambiente. Se a parede acústica for desejada para locais onde é preciso manter um design agradável aos olhos, existem revestimentos capazes de acrescentar estilo a qualquer decoração.
Quais materiais que podem ser utilizados no isolamento acústico para paredes?
A combinação de materiais para formar o isolamento em paredes acústicas comprovadamente reduz os altos níveis de sons aéreos e evita que os ruídos e as vibrações se propaguem através das estruturas.
Um exemplo de absorção são painéis de isolamento acústico construídos com espuma acústica, um material isolante em forma de cunha ou pirâmide altamente eficaz na absorção do som. Além de ser usado como isolante em paredes acústicas, este material funciona muito bem quando aplicado nos cantos, como armadilha de graves. Paredes acústicas geralmente são usadas em salas de jogos, home theaters, salas de música, estúdios de gravação e demais espaços onde são necessárias condições de som ideais.
Qualquer drywall pode funcionar bem para isolamento acústico em paredes, mas além das variedades comuns há também uma forma mais especializada – o drywall à prova de som. Este vem em diferentes espessuras e promove uma classe de transmissão de som maior devido ao seu aumento de densidade e massa. O drywall à prova de som normalmente combina várias camadas de placas de gesso, juntamente com aço, com o objetivo principal de bloquear o som de maneira eficaz.
A lã mineral, lã de rocha e lã de vidro são essencialmente materiais de isolamento acústico de células abertas que funcionam muito bem na absorção de energias acústicas. Estes materiais bastante rígidos vêm em diferentes espessuras, densidades e resistências. Invariavelmente usados para preencher cavidades, se encaixam entre os montantes da parede, tanto em projetos residenciais quanto comerciais.
Os painéis acústicos de espuma absorvente também aparecem em uma versão decorativa dos anteriores. Feitos em várias cores, formas e tecidos, são atraentes por servirem a um duplo propósito: isolamento acústico e decoração do espaço. Eles geralmente são instalados acima do chão, na direção onde grande parte do som é produzido por pessoas sentadas ou em pé, em espaços fechados.
Existem muitos outros tipos de materiais de isolamento acústico para paredes que podem proporcionar um grau extra de isolamento acústico, como os seguintes: placas densas de madeira (chapa de OSB, madeira compensada, etc.); vinil de alta densidade; gesso acústico; massa acústica; papel de parede à prova de som; tinta à prova de som; tecidos acústicos grossos e pesados, por exemplo, os usados em cortinas para teatros, cinemas e academias de música.
Onde é possível instalar parede acústica?
O isolamento acústico para paredes pode ser aplicado praticamente em qualquer local, ou seja, é um elemento de arquitetura que vai muito além do uso residencial. Qualquer espaço que tenha muitas superfícies duras que produzam ruídos altos, que ecoem ou exijam inteligibilidade de fala, é um candidato ideal para a instalação de parede acústica.
Exemplos de espaços que necessitam de isolamento acústico para paredes incluem: estúdios musicais; teatros; salas de cinema; escritórios; bibliotecas; salas de aula; estacionamentos; restaurantes; salas de diretoria; salões de conferências; instalações de fitness; espaços comerciais; home theater; home office; cômodos em residências (casas ou apartamentos); entre outros.